quarta-feira, 30 de abril de 2008

Jeans Team

Lembrei-me agora de procurar os fantásticos Jeans team no youtube e não é que até há uns videos? eheh Estes meninos foram a surpresa em indumentária naval do já extinto Festival do Meco e actuaram ao nascer do Sol algumas horas depois de Bjork e fizeram a festa, trouxeram os confettis e os balões e terminaram da melhor maneira o festival. Brilhante, esta equação matemática:)

I don't want to be another page in your diary

Sucumbi à tentação... quem pode resistir à nostalgia de uma boa new wave? eheh Aqui ficam os recém reunidos (nem consigo imaginar a musikita pirosa que por aí vem) Yazoo com o grande hit 'Nobody's diary'.

A product, An image

Um piano-bar com a Nina Hagen e Lene Lovich juntas? Não não é um sonho ( ou um pesadelo) eeh. Those girls surely can experiment eheh



E por falar em experimentação...suis-je normal? Não Nini Raviolette...não és normal. Mas eu gosto de ti assim eheh


E os grandes Kas Product. É completamente visionária esta música.




E agora uma banda característica da NDW, Döf, com um vídeo absolutamente delirante e de alta tecnologia... ou não eheh

http://www.youtube.com/watch?v=


E ninguém que tenha o mínimo de personalidade deveria sair de casa sem cantarolar esta pérola perdida dos anos 80. Como é possível esta música existirão perfeita?? (lol) Die Doraus & Die Marinas a cantar a mui elegant 'Fred vom Jupiter'.



domingo, 27 de abril de 2008

Are you petty or rich?

Uma das bandas que mais me interessou este ano foram os To Kill a Petty bourgeoisie, da editora acima de qualquer suspeita Kranky. São uma mistura saudável de trip hop (certas faixas fazem mesmo lembrar os primórdios Portisheadianos), Leila Arab e o seu brilhante álbum Like Weather (os barulhinhos, a manipulação electrónica, as camadas de efeitos vocais) e ainda um pé no território noise de bandas como Sunn O ou Psychic Ills. Fica aqui o vídeo do single 'The man with the shovel' e sim, todos os títulos do álbum The Patron têm nomes positivos e animados eheh

sábado, 26 de abril de 2008

Graveyard Girl

E esta é para a minha filhinha:) Acho que só ela irá perceber a mensagem lol Uma música fantástica que me faz lembrar o primeiro álbum desta grande banda
M83 'Graveyard Girl'

WanderLust

Curiosamente ainda hoje falei sobre o filme do IndieMusic que vi, pois bem...o novo vídeo da Bjork (genial, por sinal, embora a música que o acompanha seja algo pálida comparada com o que Bjork já fez no passado) foi realizado pelo mesmo colectivo, Encyclopedia Pictura, que realizou o filme. O Mundo é pequeno não?

Bitter Honey, Beer and Fanny Ardant

Um destes dias estava a rever uma das compilações que fiz e deparei-me com uma pérola que não reconheci à primeira. Esta maravilhosa e ligeiramente depressiva canção, entitulada 'The ballad of bitter honey' é cantada pelo vocalista da banda alt-country Clem Snide. A letra é brilhante ( ''and all those other hoochie skanks, they got shit on me' ou 'my mother cleaned the homes of wealthy people until the day she died and so to california I did make my way...', 'sometimes it makes me crazy, but i keep my feelings hid, cause i know deep inside their just frightened little kids') e a música no mínimo comovente.




Nenhuma compilação de cantautores estaria completa sem a fantástica e super-freak Kimmya Dawson;)




E quem pode ouvir este pequeno pedaço de paraíso auditivo e não sorrir? Principalmente os que como eu são fãs incondicionais da grande actriz. Vincent Delerm 'Fanny Ardant et moi'




E já que estamos no país dos escargots porque não apresentar a irmã mais nova do Benjamin Biolay? Realmente, neste caso, o talento corre no sangue. Coralie Clement 'beau fixe' . Peço desculpa por não ser um vídeo oficial... mas esta canção é perfeita.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

The Organ

Ontem à noite fui ao IndieLisboa à sessão IndieMusic e saíu-me na rifa o The field guide to North America. Não foi uma grande experiência, uma vez que se trata basicamente de ordernar e categorizar vídeos (oficiais!) de alguns artistas de renome como Devendra Banhart, Joanna Newsom, Smog, Fiery Furnaces, Wolf Parade, Deerhoof ou Band of Horses; ainda por cima não só tal organização poderia ser realizada na casa de cada um como seria mais confortável, visto que as salas do São Jorge são boas para tudo menos para ver cinema confortavelmente. No entanto aparecia lá um vídeo das mui irritantes Sleater-Kinney. Pensava eu: 'Mas que treta! estas miúdas são tão irritantes. Adoravam ser as L7 ou as Hole ou mesmo as Raincoats, mas não têm nem presença, nem voz e muito menos capacidade musical. As Organ são muito melhores'. Dito e feito. O vídeo imediatamente seguinte foi das The Organ (não, não estavam agrupadas no grupo de bandas lésbicas lol) para a música 'let the bells ring'.
Fica aqui o vídeo para uma das melhores músicas das meninas que fizeram um pequeno cameo na série L word, 'Love, Love, Love'

Olhó Campo Magnético!

Para celebrar a compra do bilhetinho para Magnetic Fields (Doutorais, fila da frente ehehh) aqui vai uma das minhas preferidas deste génio k é o senhor Stephen M.
Baby I was born on a train...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

SuperBlast

Um dos grandes hinos dos 90's, assinado pelas maravilhosas Lush (como curiosidade, os fãs das Lush podem dirigir-se ao wc do primeiro piso do Hard Rock Café em Lisboa para uma pequenina surpresa eheh).

domingo, 20 de abril de 2008

Leaving Time...

Mais um Domingo de chuva e frio... mais um dia.


Barzin 'Leaving Time'
Do álbum My life in Rooms

quarta-feira, 16 de abril de 2008

terça-feira, 15 de abril de 2008

Oh my daughter, learn to keep your knees together

De todas as bandas que vi tocarem ao vivo o ano passado, a maior surpresa recaíu sem dúvida nos Parenthetical Girls, uma banda Americana liderada por um vocalista/teclista que combina a excentricidade de uma Patricia 'Kitten' Braden (Breakfast on Pluto) com uma presença efusiva em palco. A juntar a toda a componente estética há violinos, xilofones e letras profundas e muitas vezes desconcertantes. Fica aqui um clip de uma performance da música 'Oh daughter/disaster' do novo álbum da banda Safe as Houses.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Bongwater

Aqui fica um vídeo de uma banda que descobri há pouco tempo; formada em 1985 por Ann Magnuson e Mark Kramer, os Bongwater têm um som único, marcado não só pelas guitarras à-la-Sonic Youth mas também por momentos de extrema beleza como esta 'psychedelic sewing room'.

domingo, 13 de abril de 2008

Sonoko e o algodão doce

Directamente do Japão vem o algodão doce para o ouvido. Em 1987 uma menina, de nome Sonoko, lançou o álbum La Debutante, composto por dois lados distintos (Garden Side e Heaven side ) preenchidos com caixas de música, xilofones, ballet clássico, electrónica e sons de crianças japonesas a saltitar da feira de diversões para uma casa feita de gomas. Um imaginário que lhe garantiu a notoriedade internacional e a edição do seu álbum na fantástica série Crammed Global Soundclash em 2003. Com a falta de vídeos de Sonoko no youtube resta-me apenas deixar aqui o link do seu MySpace e recomendar vivamente este álbum maravilhoso.

Myspace: http://www.myspace.com/sonokodebutante

Zeena Parkins

Há uns anos atrás fui ver ao São Luiz um espectáculo impressionante de experimentação instrumental levado a cabo pela então praticamente desconhecida Zeena Parkins e a mestre Ikue Mori; um concerto absolutamente brilhante. Alguns anos depois Zeena inicia a sua colaboração permanente com a fadinha islandesa Björk devido ao seu estilo inconfundível na harpa clássica e eléctrica (sua própria criação) e o seu nome salta automaticamente para o estrelato musical. Aqui fica o vídeo da Generous palmstroke, uma música composta em conjunto pelas duas fantásticas compositoras.

Meredith Monk

Uma das grandes vozes da experimentação vocal vem a Portugal para três datas de concertos e um workshop. Fica aqui a lindíssima e arrepiante Gotham Lullaby.



quinta-feira, 10 de abril de 2008

Happy Feel Good

Continuando na exploração da voz feminina. Agora algumas músicas que me trazem sempre o sorriso aos lábios, a sensação de conforto que só encontra igual num beijo da mãe, no cheiro do mar e quando chegamos finalmente a casa.

Começamos com Psapp e a lindíssima 'Tricycle'


Passamos agora para os Beach House. O novo álbum do dueto, Devotion, é perfeito do princípio ao fim; embala-nos num manto de melodias depressivas mas upbeat, com a voz forte e confiante de Vanessa Legrant a conduzir-nos por águas paradas e nevoeiro. É de uma beleza doentia esta 'heart of chambers'.

E finalmente entramos no Mundo delicodoce e dream pop das Azure Ray. Orenda Fink e Maria Taylor são as responsáveis por estas músicas de sonho. Nunca um álbum tinha-me impressionado tanto à primeira audição como o álbum de onde esta fantástica música foi retirada: Hold on Love

Frozen melodies

Não existe beleza no frio e na escuridão que não possa ser expressa pela maravilhosa fada Japonesa Piana. Aqui fica o single 'something's lost'.


E é impossível falar de beleza e de frio sem mencionar o nome da belíssima Anja Garbarek (filha do talentoso Jan Garbarek) e que vem para a semana a Portugal. Desta vez não vou poder assistir ao concerto, onde Anja vai apresentar o seu novo álbum, mas se for tão bom como o concerto no CCB há uns anos espera-nos uma noite memorável.
Para gáudio visual e auditivo a música mais perfeita de sempre: 'Stay tuned' do segundo álbum da cantora 'Smiling & Waving'.


Não há palavras para descrever Björk... por isso não vou tentar. 'Unravel', vídeo alternativo pertencente à tour do álbum Greatest Hits

Até que a morte nos separe

“Agora sei que o amor existe, conheço o rosto dele, os seus olhos, o seu corpo, sei que me ama. E tenho medo dele, como sei que ele tem medo de mim, porque somos o lado negro um do outro, o rosto da morte um do outro”.
Ana Teresa Pereira

Colleen@ Sé de Lisboa

Para comemorar a vinda da compositora de beleza minimalista e etérea Colleen (um dos principais nomes do catálogo da editora The Leaf Label que inclui nomes como Efterklang, Nancy Elizabeth e Caribou) aqui fica o vídeo 'the happy sea' do álbum The golden morning breaks. Enjoy

quarta-feira, 2 de abril de 2008

hi lili hi lo

Limão de amargura

E por falar em choro...

The nature of daylight

Uma música para sonhar... para correr pela areia e sentir o frio das ondas nos pés, mergulhar no vasto oceano e desaparecer para nunca mais voltar.
Max Richter'on the nature of daylight'
Álbum: The blue notebooks
FatCat Records

Spiritualized

É tempo de celebrar a vinda dos Spiritualized a Portugal este ano no Oeiras Alive. É tempo de parar de chorar.

Jolie Holland


Há uns anos comprei um álbum de folk/blues/americana, o primeiro de Jollie Holland 'Catalpa Tree'. O álbum tinha sido gravado ao vivo, podendo-se ouvir os músicos convidados a falar ou tossir e era de uma honestidade e beleza apaixonante. Agora deixo-vos com uma das minhas preferidas desse álbum 'Roll my blues away': http://www.youtube.com/watch?v=44RdXDxAG0A


Claudine Longet

Actriz e cantora dos anos 60 e 70 (juntamente com a sua amiga Sybille Baier e com a agora muito conhecida Vashti Bunyan), Claudine Longet ganhou fama por ter sido acusada do homicídio do famoso esquiador Spider Sabich (ver episódio da primeira série de Gilmore Girls em que se fala deste caso) e por ter sido casada com o também cantor Andy Williams. Para a memória colectiva fica também o aparecimento no filme The Party com Peter Sellers e a sua maravilhosa voz de menina mal comportada:)

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ladytron

Mais uma vez, para quê esperar? O vosso querido e único aqui decidiu postar o novo single do próximo álbum das/dos Ladytron 'Velocifero'. O vídeo é por enquanto apenas a capa do álbum, mas pela amostra vamos ter mais um candidato a melhor álbum do ano.

El Perro del mar

Enquanto não chegam os vídeos do novíssimo 'From the Valley to the stars' aqui fica um vídeo do álbum anterior 'Look! it's el perro del mar'